Pedro Ribeiro

Advocacia Pedro Ribeiro foi fundada pelo profissional que lhe empresta o nome, com o objetivo de prestar serviços exclusivamente em arbitragens, mediações e Dispute Boards, bem como na consultoria em soluções alternativas (ou adequadas) de conflitos.

Antes de focar seu trabalho nesta área, Pedro atuou como sócio em escritório de advocacia sendo responsável pela consultoria, contratos e contencioso de empresas multinacionais líderes nas indústrias da construção, automotiva e de mineração com negócios no Brasil, tendo ainda servido como secondee na Fiatengineering do Brasil por vários anos. Neste período, foi diretamente responsável por inúmeras ações administrativas e judiciais de relevo jurídico e econômico.

 


  Pedro Integra a lista de diversas câmaras de mediação e arbitragem onde atua em procedimentos domésticos e internacionais conjugando sua sólida formação acadêmica de quase 30 anos de experiência como advogado de consultoria, contratos e contencioso.  

  Graduado em direito pela UFMG e pós-graduado em Arbitragem Internacional e Contratos Internacionais de Construção pela SIA - Queen Mary University of London. Pedro é Distinguished Neutral do CPR, membro do Chartered Institute of Arbitrators – CIArb (RU), da Society of Construction Law (RU), da Dispute Resolution Board Foundation (EUA), dos Comitês de Construção Internacional e de Arbitragem da International Bar Association  - IBA, bem como do comitê brasileiro da CCI. É ainda membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem – CBAr, do conselho deliberativo da Câmara de Arbitragem Empresarial Brasil – CAMARB e da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB de Minas Gerais.

 

  Treinado em mediação comercial pela American Arbitration Association, pela New York City Bar, pelo International Institute for Conflict Prevention & Resolution (CPR) e pelo JAMS International (a convite), Pedro tem experiência em mediações nos Estados Unidos e no Brasil.

 Na solução de disputas relacionadas a construção, além da formação em soluções alternativas ou adequadas de disputas, Pedro foi certificado pelo Dispute Board Foundation para atuar nas disputas contratuais relacionadas aos jogos olímpicos e paraolímpicos de 2016.

 

Pedro é frequentemente convidado a palestrar sobre arbitragem e mediação em alguns dos principais congressos e seminários no Brasil, bem como em universidades e em eventos de instituições como a UNCITRAL.