Pedro Ribeiro

Advocacia Pedro Ribeiro foi fundada pelo profissional que lhe empresta o nome, com o objetivo de prestar serviços em arbitragens, mediações e Dispute Boards, bem como na consultoria em procedimentos desta natureza.

Antes de focar seu trabalho nesta área, Pedro atuou como sócio em escritório de advocacia sendo responsável pela consultoria, contratos e contencioso de empresas multinacionais líderes nas indústrias da construção, automotiva e de mineração com negócios no Brasil, tendo ainda servido como secondee na Fiatengineering do Brasil por vários anos. Neste período, foi diretamente responsável por inúmeras ações administrativas e judiciais de relevo jurídico e econômico.

 


  Pedro Integra a lista de diversas câmaras de mediação e arbitragem onde atua em procedimentos domésticos e internacionais conjugando sua sólida formação acadêmica de quase 30 anos de experiência como advogado de consultoria, contratos e contencioso.  

  Graduado em direito pela UFMG e pós-graduado em Arbitragem Internacional e Contratos Internacionais de Construção pela SIA - Queen Mary University of London. Pedro é Distinguished Neutral do CPR, Fellow e Instructor no Chartered Institute of Arbitrators – CIArb e membro da Society of Construction Law. Foi membro da Dispute Resolution Board Foundation (EUA); dos Comitês de Construção Internacional e de Arbitragem da International Bar Association  - IBA, bem como do comitê brasileiro da CCI. É também membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem – CBAr, do conselho deliberativo da Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial Brasil – CAMARB e da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB de Minas Gerais.

 

  Treinado em mediação comercial pela American Arbitration Association, pela New York City Bar, pelo International Institute for Conflict Prevention & Resolution (CPR) e pelo JAMS International (a convite), Pedro tem experiência em mediações nos Estados Unidos e no Brasil.

 Na solução de disputas relacionadas a construção, além da formação em soluções alternativas ou adequadas de disputas, Pedro foi certificado pelo Dispute Resolution Board Foundation para atuar nas disputas contratuais relacionadas aos jogos olímpicos e paraolímpicos de 2016.

 

Pedro é frequentemente convidado a palestrar sobre arbitragem e mediação em alguns dos principais congressos e seminários no Brasil, bem como em universidades e em eventos de instituições como a UNCITRAL.